sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Aprendendo a garimpar nas sarges


Aprendendo a garimpar nas sarges

--------------------------------------------------------------------------------

Neste próximo post, falo um pouco da "técnica de garimpo" extraído das artes carismáticas do meu amigo Wayne Elise (Juggler). Hoje vou falar das seguintes etapas do "garimpo carismático"

Obter comprometimento ( Fazendo uma Pergunta Muito aberta)
Criar vácuo
Recompensar o esforço (Declaração de Apreciação)
Relacionar a resposta às próprias emoções e histórias
Repetir o ciclo ou escalar

Uma vez começando a conversa de alguma forma situacional (não uso nem recomendo enlatados, fazem mal à saúde...rs), o passo seguinte é lançar uma pergunta aberta e gerar um "vácuo".

O Vácuo é criado por uma pergunta aberta minha, que gera uma expectativa de resposta da parte dela. Esse vácuo é potencializado pelo meu silêncio e um certo congelamento da linguagem corporal, como se eu, realmente, esperasse que ela respondesse uma pergunta tão grande, tão aberta.

Esse vácuo cria uma força poderosíssima que a "suga" para dentro, a impulsionando a dar uma resposta. Quando ela o faz, ela investe na interação, e se compromete. Assim, começamos muito bem...ela se esforçando desde o princípio!

Essa pergunta deve ser uma grande questão que exija uma resposta ampla. Algo amplo o suficiente que faça ela discorrer por um tempo. Nada de perguntas que demandem respostas curtas como "sim ou não", "Londres", "gosto". Nada de "você vem sempre por aqui? Quantos anos tem? Qual seu nome? Você tá gostando da festa?".

Ao invés, simplesmente faça uma pergunta ou demanda aberta, como : "me conte sua história" e aguarde a resposta em expectativa.

Vamos colocar uma lente num fragmento de conversa e conferir:

Eu:Fiquei curioso sobre você... me conte um pouco sobre sua história.
Ela: Ah como assim? Não sei...

Eu: Ok, vou contar um pouco da minha... eu sou um maníaco por festas, um serial killer das nights... eu tenho um grande dilema existencial... ao mesmo tempo que amo a noite, adoro baladas como sambas, forrós, eletrônica e house, sendo um boêmio incorrivel, sou também maníaco por atividades que se fazem durante o dia: escaladas, surf, caminhadas, rapel. Ainda não consegui resolver isso e estou fazendo análise para resolver esse dilema (rindo). Você vai ser minha terapeuta hoje... ahaha

Mas, para isso, quero saber mais de você. Me fale mais de você.(refaço a pergunta aberta, com novo vácuo).

Ela: "blablabla"

Exemplos de perguntas abertas: (tenho uma coleção delas, chamadas de "Giacomo Vacuum".

Se sua vida fosse um livro, o que estaria escrito na orelha?
Se sua vida fosse um filme, como seria o trailer?
Me fale um pouco sobre o que sente sobre [algo que ela tenha dito antes] Como é viver em tal lugar? Como é a vida de uma enfermeira?
Qual a sua especialidade quando não está trabalhando?
Qual vai ser sua próxima reencarnação? (rs)
Etc etc etc (você cria agora!)

Use sua criatividade aqui. Esses são exemplos. Mas tenha sempre a sua própria resposta para todas essas perguntas, bem interessante, na ponta da língua. Algo que você esteja à vontade para falar, e goste. Não meramente para encher linguiça.

Quando ela responde, ela faz um esforço, um investimento. O que nós queremos é usar essa resposta para construir conexão. Para isso, devemos encarar esse aproveitamento da resposta como um garimpo, onde procuro extrair algo valioso (para mim) do que ela diz, algo que se relacione à minha vida, aos meus valores, ao que amo, gosto e sinto.

Quando faço isso, gero uma conexão, a essência da arte carismática. Ela começa a sentir que tem coisas em comum comigo...

Assim, todo carismático é um garimpeiro, e a forma de escavar é fazer perguntas abertas. Esteja de olho para reconhecer e apreciar uma pedra preciosa quando aparecer. Na verdade, toda vez que ela fizer um esforço, devo recompensá-la, Apreciando o que é único,positivo, especial no que ela disse.

Ela: Eu sou uma cdf que adoro estudar e não gosto de sair muito...
Eu: Legal isso de vc ser estudiosa, eu aprecio mulheres intelectuais...

(Então associo com algo que gosto ou da minha própria história ou emoção)...
Inclusive, quando era moleque era muito estudioso, mas as meninas não gostavam muito dessa qualidade e preferiam os moleques bagunceiros...Acho que acabei cedendo e hoje, apesar de ainda ser um CDF, me tornei um arruaceiro...

[uma certa desqualificação].

Você deve associar as emoções do que ela fala às próprias emoções. Não se trata, portanto, de mera associação de idéias e palavras, o que, por si só, já geraria assunto para um papo infinito. Trata-se de uma associação de emoções: a cada emoção que ela fala, você relaciona com uma emoção parecida que viveu, associada a uma história de sua própria vida. Essa associação de emoções gera uma conexão poderosíssima que é o combustível para a atração entre vocês.

Ela: "Eu estava tão puta da vida ontem por causa de uma amiga traíra que nem quis sair de casa..."
Eu: "Sei como se sentiu... semana passada fiquei revoltado porque um amigo deu em cima da menina com quem saio..."

Qual a emoção a ser associada aqui? indignação por traição

Portanto, nas respostas que ela dar, mais importante que as palavras é prestar atenção a qual é a emoção dominante por trás das palavras. Aventura, alegria, ansiedade, expectativa, tédio, surpresa,medo, excitação. Associe as suas histórias a emoções presentes na história dela. Essa é a chave para aumentar a conexão emocional entre vocês.

O próximo passo é repetir o ciclo: fazer pergunta aberta-recompensar-associar emoções. E, quando ela disser ou fizer algo que mereça você demonstrar interesse, o faça. Chamamos a essa demonstração de interesse condicionado de "escalada".

Mas isso é assunto para um próximo post... Você já tem muito para praticar. Experimente usar esse garimpo nas suas próximas 25 interações e me conte como foi!

Nenhum comentário:

Integral Life Coaching

Coaching em desenvolvimento pessoal, carisma e sedução natural


- Desenvolva suas habilidades sociais, carisma e sedução

- Fortaleça sua autoestima e autoconfiança

- Supere a timidez e outros bloqueios sociais e de relacionamentos

- Torne-se líder em seus relacionamentos e trabalho

- Gerencie melhor sua vida em todos os aspectos: carreira, personalidade, relacionamentos, no seu eu físico, espiritual, mental e emocional


Coaching com psicólogo especialista em Dinâmica de Grupos, Master em Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta ericksoniano


Pré-coaching a distância (sessões por e-mail e skype)

Sessões presenciais de coaching usando técnicas avançadas de Psicologia, PNL e Hipnose

Treino presencial "em campo" de novos comportamentos e habilidades sociais e de sedução

Pós-coaching - a distância (por e-mail e skype)


Comece seu LIFE COACHING agora. giacomo.girolamo@gmail.com

skype: giacomodioniso


WORKSHOP DE SEDUÇÃO PARA HOMENS E MULHERES

Workshop - Grupos de 4 pessoas ou one-to-one (seduction personal trainer)

Um Workshop da US Lifestyle é a melhor consultoria disponível no Brasil para você que quer aumentar significativamente sua habilidade de conquista e relacionamentos com o sexo oposto, seja você homem ou mulher, e quer que isso aconteça sendo assessorado por um especialista.

Para homens
Nossos instrutores são treinados para te colocar em contato real com mulheres em shoppings, bares e boates, ensinar-lhe nosso método de maneira fácil, corrigir seus erros e te dar demonstrações ao vivo das técnicas ensinadas.

O Workshop contém de 2 a 3 treinamentos em baladas de 4 a 5 horas cada e 2 seminário de 4 horas cada. A US Lifestyle ministra regularmente Workshops em todo Brasil e Europa. Por isso, fique atento à nossa agenda, logo poderemos estar em sua cidade.

Para mulheres
Pela primeira vez, dois homens e uma mulher, especialistas em sedução e relacionamentos, revelam todos os segredos de como conquistar o coração de um homem.

Você não apenas será capaz de fazer o homem de seus sonhos se apaixonar por você, mas como manter um relacionamento duradouro com ele.

Você também saberá identificar o seu estilo mais eficaz de sedução, a evitar os comportamentos anti-sedutores, a conhecer os tipos de homens e qual melhor abordagem para cada um.

Há também vivências e dinâmicas interativas para praticar cada etapa.

Locais: Rio de Janeiro e em São Paulo

Para saber mais, entre em contato com giacomo.girolamo@gmail.com
http://www.universidadedaseducao.com/http://universidadedaseducao.blogspot.com/

Participe da Comunidade Brasileira de Natural Game