Assim como você afirmou que se sentiu sem espaço com o casal tagarela, ninguém gosta quando uma ou outra pessoa domina o assunto e lidera para assuntos que só ela quer falar. Nesta situação, vale a máxima: procure conduzir o assunto para uma praia comum a todos. Não é inteligente socialmente dominar a conversa falando sozinho sobre um assunto que só você gosta, sem que as outras pessoas possam se expressar.
Por outro lado, você não deve se resignar falando dos assuntos que SÓ OS OUTROS gostam, e você não. TODOS têm o direito de se expressar, de se divertir e aprender algo novo com a conversa.
- Expresse-se com autenticidade
- Divirta-se, e não leve nada tão a sério
- Demonstre suas próprias pérolas e aprecie as pérolas dos outros
- Aprenda algo novo sobre o mundo dos outros
O importante é encontrar um ou mais territórios comuns que sejam a praia de todos.
Se o papo é funk e você não gosta de funk, expresse seu ponto de vista único com autenticidade e humor, nunca de forma antipática e desagradável. Expresse sua opinião e use o gancho para liderar o assunto para papos afins ao funk que você goste e outros possam gostar também,como músicas, shows, as novas tendências de música, o crescimento dos morros e dos bailes funk, ou sobre um filme que viu em que se associou funk à marginalidade, ou sobre qualquer coisa que venha à sua cabeça que use o funk como gancho.
Você pode fazer um gancho para um assunto oposto ou inverso, sempre mantendo o tom da conversa positivo e "na sua praia". Se o assunto é morte, você pode aproveitar o gancho para dizer que não tem medo da morte, e que isso o faz lembrar de aproveitar a vida. Se o assunto é terror, você pode falar, por exemplo, de como sentia medo de filmes de terror e como gostava de filmes de ficção e então entrar na sua paixão por ficção.
Se o papo é funk, você pode associar as batidas do funk com a batida do eletrônico que você escuta numa rave, se você gosta de rave.
Afinal de contas, o que vale numa conversa, além de mostrar ser um cara socialmente inteligente que valoriza as pérolas das pessoas, reconhece seu valor e se interessa pelo que elas dizem, é também mostrar sua personalidade, seu ponto de vista único e original sobre as coisas, seus sonhos e paixões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário