terça-feira, 6 de julho de 2010

Princípio Lascar: Faça algo pelo seu sonho AGORA

Sabe aquele filme "Um sonho de Liberdade", em que um cara condenado injustamente à prisão vai lentamente cavando um buraco na cela, retirando um pouco de areia guardada na calça a cada dia, até que um dia, muitos anos depois, sem que ninguém perceba, ele simplesmente escapa rumo à liberdade?

Essa cena clássica sempre me vem à cabeça, assim como a fuga espetacular de Casanova da prisão em Veneza, da mesma forma: cavando um buraco na parede da cela... na ocasião em que foi aprisionado pelo clero por sua conduta dissoluta e suspeita, toda vez que me lembro de que, para conquistar meu sonho, preciso fazer algo a respeito, todo dia.

O Tim Ferris, na sua planilha de realização de sonhos, sugere que estabeleçamos um cronograma semestral e outro anual transformando todos os nossos sonhos em ações. Pede que listemos 5 coisas que queremos ser, 5 que queremos ter e 5 que queremos fazer, e as transformemos todas em fazer. Exemplo: Quero ser um chef de cozinha francesa famoso. A meta seria: aparecer num programa de TV de grande emissora preparando um prato francês sofisticado.

Mas o mais importante, recomenda Ferris, é que comecemos AGORA. Não amanhã, não semana que vem, mas JÁ. Coloque agora no papel o que você tem que fazer de mais importante para se aproximar de seu sonho AGORA. Exemplo. Meu sonho é ganhar 1 milhão de reais pela internet no próximo ano. Uma ação que eu tomei hoje foi ligar para um amigo webdesigner para negociar com ele a elaboração de um site poderoso de vendas. Amanhã, posso marcar um encontro com ele para desenhar o site, e assim por diante.

Ferris pede que considere a seguinte questão: o que você faria, dia a dia, se tivesse 100 milhões de dólares no banco e nunca mais precisasse trabalhar para sobreviver? Se isso ainda não ajuda, ele vai além: pense em 5 "fazer" preenchessem as seguintes frases:

1 lugar para visitar...
1 coisa para fazer antes de morrer
1 coisa para fazer diariamente
1 coisa para fazer semanalmente
1 coisa que você sempre quis aprender

Pronto... você já tem 5 sonhos...

Aqui vem a dica diferenciada do Giacomo. Chamo de princípio LASCAR. Vocês vão entender por que o nome em instantes...

Faça algo de significativo, relevante, importante pelo seu sonho, TODO DIA. Sem cansar, como uma formiguinha, dê um passo de cada vez. Um passo não é nada, mas cada passo, dado dia após dia, com PERSISTÊNCIA, levará você ao seu sonho.

Há 2 semanas subi o vulcão Lascar, no deserto de Atacama, norte do Chile. Fui com a namorada até a base do vulcão, a 5000 metros de altitude em pleno deserto, com um guia, numa pickup 4x4. Depois de 3 horas viajando pelo deserto, chegamos ao início da caminhada a pé. As instruções do guia eram simples: serão cerca de 3 horas para subir, e 1 para voltar. Caminhe devagar, passo após passo, no mesmo ritmo lento. Não acelere demais, não pare, simplesmente ande no mesmo ritmo. Andaríamos por 700 metros de subida até chegar ao cume, no pico do vulcão, onde poderíamos ver as fumarolas do Lascar em atividade, um vulcão ativo!

Após alguns passos, eu pensei... "isso vai ser moleza". Andar devagar, como uma tartaruga, subindo gradualmente aquele chão de pedrinhas e areias das Cordilheiras dos Andes parecia não ser uma tarefa de outro mundo. Que visual, que beleza ver aquele gelo, a neve no pico... só que se passou a primeira meia hora, e aquele frio de "lascar" (será por isso o nome???), o vento andino no rosto, e a falta de ar... apenas 50% de oxigênio, e a cada 100 metros a temperatura caía 1º C. Quando chegou a primeira hora, eu pensei que não ia conseguir andar mais. Estava exausto, a perna cansada, ofegante, com frio, fome, enfim, nas condições mais inóspitas possíveis... mas ainda faltavam 2 horas e o topo do Lascar... estava tão distante!!!

Para encurtar a conversa, aquelas foram as 3 horas mais desgastantes da minha vida... eu parecia ter feito 3 horas seguidas da aula de spinning mais puxada e ofegante que alguém pudesse imaginar. A uma altura, eu só continuava a subir depois de apelar para todas as minhas crenças sobre poder e auto-superação, porque parecia que não havia mais oxigênio no pulmão, força nos pés e energia no corpo... mas eu continuei subindo, até que, depois de quase morrer de cansaço, cheguei com a namorada e o guia ao topo do Lascar, a 5700 metros de altitude. Pude ver aquela linda paisagem, o vulcão em atividade e foi inesquecível...


O segredo de ter chegado ao topo foi: continuei persistindo em andar para frente, um passo lento de cada vez, em direção a meu sonho. Esse é o PRINCÍPIO LASCAR.

Então, aprendi que, assim como a subida do Lascar, devo fazer o mesmo com meus sonhos. Passo após passo, não importa o esforço e custo à frente, não importa o cansaço e o desânimo, não importam as barreiras e que pareça impossível... o que tenho que fazer é continuar avançando, um dia de cada vez, dia após dia.

Dê o seu passo de hoje pelo seu sonho. Pegue o telefone AGORA e ligue, se tiver que fazê-lo. Vá a algum lugar. Prepare um relatório. Fale com alguém. Construa algo. Não importa que seja pequeno. Mais importante é: faça algo HOJE. E continue a fazer SEMPRE.


Se quiser planejar através de um cronograma de sonhos, use a planilha genial de Tim Ferris, que você encontra no blog dele... http://fourhourworkweek.com/dreamline.pdf

Uma dica adicional para aqueles que, como eu, ainda estão querendo saber como atingir seu sonho. Digamos que, como eu, você quisesse ganhar 1 milhão de dólares em negócios online. O passo seguinte seria descobrir o "COMO" fazer isso.

Tenho um amigo que me contou ontem uma técnica de criatividade incrível para ter várias idéias criativas de como realizar seu sonho. Em resumo, trata-se de nunca perguntar-se o POR QUE daquele sonho, mas o COMO FAZER PARA TORNÀ-LO POSSÍVEL.

COMO REALIZAR O SONHO, acreditando que essa resposta virá de sua própria mente, se você acreditar que sua mente, ou seu inconsciente, tem as respostas. Mas essa técnica é uma outra história, e eu pedirei para esse amigo contar essa história qualquer dia nesse site. Por enquanto, você já tem trabalho pela frente: faça algo de importante pelo seu sonho HOJE.

Sucesso!

2 comentários:

Eric Ventura disse...

Excelente!

Eu sempre tive em mente que existe um padrão pra se chegar ao sucesso não só em uma atividade, mas em todas.

Essa diferenciada "giacomoniana" é uma delas! Pensando bem, isso ai vale pra tudo. Pra musculação, dança, sedução e por ai vai. A cada treino (ou encontro, no caso da sedução) sempre deixe algo a mais acrescentado. Com o tempo a meta a ser alcançada chega e não acontece aquele desgaste que leva a desistência!

Apareça mais, seu safado!

Abração!

Anônimo disse...

eu vejo isso acontecendo com vc, Skank. Quando te vi ontem no Rio Scenarium, percebi que você, passo atrás de passo, está se tornando aquilo que a gente conversa, o que você escreve nos blogs. Curti a nite de ontem, vamos zoar a porra toda!

Integral Life Coaching

Coaching em desenvolvimento pessoal, carisma e sedução natural


- Desenvolva suas habilidades sociais, carisma e sedução

- Fortaleça sua autoestima e autoconfiança

- Supere a timidez e outros bloqueios sociais e de relacionamentos

- Torne-se líder em seus relacionamentos e trabalho

- Gerencie melhor sua vida em todos os aspectos: carreira, personalidade, relacionamentos, no seu eu físico, espiritual, mental e emocional


Coaching com psicólogo especialista em Dinâmica de Grupos, Master em Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta ericksoniano


Pré-coaching a distância (sessões por e-mail e skype)

Sessões presenciais de coaching usando técnicas avançadas de Psicologia, PNL e Hipnose

Treino presencial "em campo" de novos comportamentos e habilidades sociais e de sedução

Pós-coaching - a distância (por e-mail e skype)


Comece seu LIFE COACHING agora. giacomo.girolamo@gmail.com

skype: giacomodioniso


WORKSHOP DE SEDUÇÃO PARA HOMENS E MULHERES

Workshop - Grupos de 4 pessoas ou one-to-one (seduction personal trainer)

Um Workshop da US Lifestyle é a melhor consultoria disponível no Brasil para você que quer aumentar significativamente sua habilidade de conquista e relacionamentos com o sexo oposto, seja você homem ou mulher, e quer que isso aconteça sendo assessorado por um especialista.

Para homens
Nossos instrutores são treinados para te colocar em contato real com mulheres em shoppings, bares e boates, ensinar-lhe nosso método de maneira fácil, corrigir seus erros e te dar demonstrações ao vivo das técnicas ensinadas.

O Workshop contém de 2 a 3 treinamentos em baladas de 4 a 5 horas cada e 2 seminário de 4 horas cada. A US Lifestyle ministra regularmente Workshops em todo Brasil e Europa. Por isso, fique atento à nossa agenda, logo poderemos estar em sua cidade.

Para mulheres
Pela primeira vez, dois homens e uma mulher, especialistas em sedução e relacionamentos, revelam todos os segredos de como conquistar o coração de um homem.

Você não apenas será capaz de fazer o homem de seus sonhos se apaixonar por você, mas como manter um relacionamento duradouro com ele.

Você também saberá identificar o seu estilo mais eficaz de sedução, a evitar os comportamentos anti-sedutores, a conhecer os tipos de homens e qual melhor abordagem para cada um.

Há também vivências e dinâmicas interativas para praticar cada etapa.

Locais: Rio de Janeiro e em São Paulo

Para saber mais, entre em contato com giacomo.girolamo@gmail.com
http://www.universidadedaseducao.com/http://universidadedaseducao.blogspot.com/

Participe da Comunidade Brasileira de Natural Game