terça-feira, 6 de julho de 2010

Como viveria sua vida se cada instante se repetisse por toda a eternidade?


Assistindo ao filme “Quando Nietzsche chorou”, que se narra o encontro fictício entre esses personagens históricos: Joseph Breuer, psiquiatra amigo de Freud, o próprio Freud, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e a bela sedutora russa Lou Salomé, pude me lembrar da filosofia do super-homem do filósofo psicólogo. 

Nietzsche é o filósofo existencialisma mor. Exalta a vida até as últimas conseqüências, abrindo mão das ilusões e das fantasias metafísicas que podem ser obstáculo ao aproveitar intensamente a vida, sem apoio de deuses e demônios, exaltando a paixão, o instinto, o desejo, o drama humano, a vontade de poder.

 Para mim o trecho que mais resume o espírito dionisíaco (que me dá o codinome) proposto por Nietzsche, representando a escolha pela vida, por aproveitá-la às últimas conseqüências, está na idéia do demônio de Nietzsche, que ele narra diretamente assim.


“E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu a vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes; e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indizivelmente pequeno e de grande em tua vida há de retornar, e tudo na mesma ordem e seqüência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio.
A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!" -

Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasse assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que responderias: "Tu és um deus, e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse; a pergunta, diante de tudo e de cada coisa:

"Quero isto ainda uma vez e ainda inúmeras vezes?"

Pesaria como o mais pesado dos pesos sobre teu agir! Ou então, como terias de ficar de bem contigo mesmo e com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?”



Para aqueles que apreciam boa filosofia visceral, continuem lendo... descobri que essa idéia é chamada na obra de Nietzsche de "o eterno retorno". Segundo o wikipedia...

O conceito do Eterno Retorno leva a uma indagação sobre a vida: amamos ou não amamos a vida? Se tudo retorna - o prazer, a dor, a angústia, a guerra, a paz, a grandeza, a pequenez—se tudo retorna, isto é um dom divino ou uma maldição? 

Amamos a vida a tal ponto de a querermos, mesmo que tivéssemos que vivê-la infinitas vezes sem fim? Sofrendo e gozando da mesma forma e com a mesma intensidade? Seríamos capazes de amar a vida que temos - a única vida que temos - a ponto de querer vivê-la tal e qual ela é, sem a menor alteração, infinitas vezes ao longo da eternidade? Temos tal amor ao nosso destino? - Eis a grande indagação que é o Eterno Retorno.

Essa é uma boa pergunta... o quanto você ama a vida, a sua vida? Se tivesse que vivê-la e repeti-la eternamente, como o faz o personagem grego Sísifo o faz condenado pelos deuses a rolar a pedra de seu destino eternamente até o topo da montanha para vê-la rolar montanha abaixo e assim ad infinitum, para sempre... você o faria?

O que você escolheu viver hoje, escolheria se tivesse que repeti-lo para sempre?

Se não, é hora de rever a sua vida...

Um comentário:

Felipe Rodrigues disse...

Gia, é uma questão muito difícil porque o conceito liberdade no nosso mundo é muito underground, quase uma utopia...

Como podemos ser livres mesmo, curtindo o que quiser, sem consequências, sem males... Como? São pouquissímas pessoas que podem fazer, quer dizer na regra não poderiam fazer mas fazem. Esse conceito de liberdade é muito relativo... Como poder viver uma vida livre com tantas regras, linhas a se seguir nessa sociedade? Então é dificíl escolher uma coisa que pudesse se repetir eternamente.

Mas se pudesse escolher, escolheria uma vida livre!

Me empolguei...

Integral Life Coaching

Coaching em desenvolvimento pessoal, carisma e sedução natural


- Desenvolva suas habilidades sociais, carisma e sedução

- Fortaleça sua autoestima e autoconfiança

- Supere a timidez e outros bloqueios sociais e de relacionamentos

- Torne-se líder em seus relacionamentos e trabalho

- Gerencie melhor sua vida em todos os aspectos: carreira, personalidade, relacionamentos, no seu eu físico, espiritual, mental e emocional


Coaching com psicólogo especialista em Dinâmica de Grupos, Master em Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta ericksoniano


Pré-coaching a distância (sessões por e-mail e skype)

Sessões presenciais de coaching usando técnicas avançadas de Psicologia, PNL e Hipnose

Treino presencial "em campo" de novos comportamentos e habilidades sociais e de sedução

Pós-coaching - a distância (por e-mail e skype)


Comece seu LIFE COACHING agora. giacomo.girolamo@gmail.com

skype: giacomodioniso


WORKSHOP DE SEDUÇÃO PARA HOMENS E MULHERES

Workshop - Grupos de 4 pessoas ou one-to-one (seduction personal trainer)

Um Workshop da US Lifestyle é a melhor consultoria disponível no Brasil para você que quer aumentar significativamente sua habilidade de conquista e relacionamentos com o sexo oposto, seja você homem ou mulher, e quer que isso aconteça sendo assessorado por um especialista.

Para homens
Nossos instrutores são treinados para te colocar em contato real com mulheres em shoppings, bares e boates, ensinar-lhe nosso método de maneira fácil, corrigir seus erros e te dar demonstrações ao vivo das técnicas ensinadas.

O Workshop contém de 2 a 3 treinamentos em baladas de 4 a 5 horas cada e 2 seminário de 4 horas cada. A US Lifestyle ministra regularmente Workshops em todo Brasil e Europa. Por isso, fique atento à nossa agenda, logo poderemos estar em sua cidade.

Para mulheres
Pela primeira vez, dois homens e uma mulher, especialistas em sedução e relacionamentos, revelam todos os segredos de como conquistar o coração de um homem.

Você não apenas será capaz de fazer o homem de seus sonhos se apaixonar por você, mas como manter um relacionamento duradouro com ele.

Você também saberá identificar o seu estilo mais eficaz de sedução, a evitar os comportamentos anti-sedutores, a conhecer os tipos de homens e qual melhor abordagem para cada um.

Há também vivências e dinâmicas interativas para praticar cada etapa.

Locais: Rio de Janeiro e em São Paulo

Para saber mais, entre em contato com giacomo.girolamo@gmail.com
http://www.universidadedaseducao.com/http://universidadedaseducao.blogspot.com/

Participe da Comunidade Brasileira de Natural Game