quinta-feira, 1 de abril de 2010

The Secret

Bom, já estou a um tempão prometendo um post sobre mercado financeiro pro Giacomo. Dessa semana não podia passar. Então, mãos a obra!

Primeiramente, fique sabendo que não sou nenhum expert no asstunto. Sei os conceitos básicos e pretendo dividí-los aqui com vocês. Comecei a mexer com o mercado de ações em julho de 2009, ou seja, sou um recém nascido nesse mundo. Não pretendo parar tão cedo, aliás, quero até viver disso (ser um trader, no “economês”).

O mercado financeiro ofere uma flexibilidade imensa. O único pré-requisito pra se operar é ter acesso a internet ou telefone. Ou seja, tu pode ganhar uns trocados tomando água de côco na praia ou observando uma bela paisagem na Patagônia. Nada mal, né?



Obviamente, não vai dar pra falar tudo aqui em um post. Depois vou acrescentando mais coisas. Serei o meis simples possível. Achei até que fui óbvio demais nas explicações. Mas bora pro assunto! O primeiro passo é saber como funciona a bolsa de valores. Afinal, que diabos é uma ação?

Uma ação é a pentelhonésima parte de uma empresa, a menor fração que essa empresa pode ter. Se você tem uma açãozinha só, das milhões que essa empresa tem no mercado, já é sócio dessa dela e tem direito aos lucros que ela tem (obviamente, a divisão dos lucros, que se chama dividendos, se dá pela quantidade de ações que você tem dessa determinada empresa).



O preço de uma ação se dá do mesmo jeito que o de um tomate numa feira. A oferta e procura que decidem tudo. Se há mais compradores que vendedores o preço sobe e se há mais vendedores que compradores o preço desce.

Um exemplo prático: quando saiu a notícia de que a Petrobrás descobriu aquela imensidade de petróleo no pré-sal, a ação dela subiu coisas exorbitantes em apenas um dia.

Legal, Skank. Mas por quê?

Com aquele mar de petróleo dá pra alavancar a produção, que aumenta o lucro, que aumenta os dividendos, que aumenta a procura que, por sua vez, aumenta o preço. Além disso, a notícia certamente chamou a atenção de investidores estrangeiros (os caras que relamente tem uma grana pesada), que com o seu “modesto” poderio financeiro sairam comprando, fazendo com que o preço se elevasse.



Calma, calma! É meio chato mas tá na hora de você descobri r o seu perfil de investidor. Tem vários e vários testezinhos na internet pra você conhecer o seu perfil. Mas eu acho que nada melhor que um texto pra você se auto-avaliar. Mentir nesses teste é muito fácil e pra alguns, uma tentação. Lá vai o link:

http://www.financaspraticas.com.br/323684-Qual-o-seu-perfil-de-investidor.note.aspx

Acho que já tá na hora de você saber como negociar um ativo.

Pra você poder comprar e vender ações é preciso ter uma conta em uma corretora. Ela é que faz toda a transação, enviar suas ordens de compra e venda pra Bovespa e etc. Além disso a Bovespa cobra uma taxa sobre o valor da negociação, dessa ai ninguém escapa. Há algumas corretoras que cobram custódia (o preço para a ação ficar “guardada”) também, mas ai é só analisar bem se vale pena pagar por isso.

As taxas que a Bovespa cobra são as seguintes:
• 0,035% para operações normais
• 0,025% para operações day trade
Day Trade – uma negociação é considerada day trade quando um mesmo lote de ações é comprado e vendido no mesmo dia. Ou seja, isso coisa pra gente grande!

Cada corretora cobra um preço diferente pela corretagem. Algumas têm corretagem fixa, ou seja, não importa a quantidade de dinheiro envolvida na ordem, o preço da corretagem será sempre o mesmo. Outras têm corretagem variável, ou seja, o valor cobrado se dá pela quantia de dinheiro envolvido na negociação.

Vamos aos exemplos:

Ágora Sênior – corretagem fixa de 20 reais e não cobra custódia. Tem consultoria e ofereça palestras e cursos (alguns grátis, outros pagos). É a corretora que eu uso e nunca tive nada a reclamar.

www.agorainvest.com.br

Itautrade – a corretagem do itautrade era um roubo, tanto que elea reformularam tudo. Eu, partibularmente, não gosto de corretagem variável, apesar de que quando se opera com quantidades bem pequenas sai mais barato.
• Operações normais – R$ 10,00 + 0,3% do valor da operação
• Operações day trade – R$ 8,00 + 0,2% do valor da operação

www.itautrade.com.br

Banif – corretagem fixa de 16 reais. Não cobre custódia. O home broker é bom. Pode ser coisa de costume, mas eu prefiro o da ágora.

www.banifinvest.com.br

--------

Agora, pensure isso no espelho do seu banheiro, tatue nos seus dois braços, grave repetidas vezes no seu MP3 esses dois mandamentos:

- Lucro bom é lucro no bolso.
- Quanto maior o ganho, maior o risco.

Chega! Já tem informação demais pra muito pouco tempo. Eu mesmo confesso que já to cansado de escrever e pensar no que vale a pena escrever.

Cenas dos próximos capítulos estão por vir.

Por enquanto é só,

Carpe Vita!

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa cara! Ótimo post pra quem deseja começar a entender esse universo do mercado de ações. Investi em meados de 2007 em um fundo de ações e comecei a ver meu dinheiro subir bastante mas... logo depois veio a crise e cheguei a ficar com menos do que 50% do que tinha investido. Agora foi que consegui voltar ao que investi inicialmente e vou resgatar ainda esse mês. Em fundos não entro mais, porque não se tem muita mobilidade devido ao lance de d+1, d+3, etc. Mas pretendo em breve operar via corretora como vc tá fazendo. Vlw, abraço!

]-[eitor disse...

Fala Skank, eu estudei por um tempo o mercado e estou aqui pra ajudar no que for preciso. Valeu!

Integral Life Coaching

Coaching em desenvolvimento pessoal, carisma e sedução natural


- Desenvolva suas habilidades sociais, carisma e sedução

- Fortaleça sua autoestima e autoconfiança

- Supere a timidez e outros bloqueios sociais e de relacionamentos

- Torne-se líder em seus relacionamentos e trabalho

- Gerencie melhor sua vida em todos os aspectos: carreira, personalidade, relacionamentos, no seu eu físico, espiritual, mental e emocional


Coaching com psicólogo especialista em Dinâmica de Grupos, Master em Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta ericksoniano


Pré-coaching a distância (sessões por e-mail e skype)

Sessões presenciais de coaching usando técnicas avançadas de Psicologia, PNL e Hipnose

Treino presencial "em campo" de novos comportamentos e habilidades sociais e de sedução

Pós-coaching - a distância (por e-mail e skype)


Comece seu LIFE COACHING agora. giacomo.girolamo@gmail.com

skype: giacomodioniso


WORKSHOP DE SEDUÇÃO PARA HOMENS E MULHERES

Workshop - Grupos de 4 pessoas ou one-to-one (seduction personal trainer)

Um Workshop da US Lifestyle é a melhor consultoria disponível no Brasil para você que quer aumentar significativamente sua habilidade de conquista e relacionamentos com o sexo oposto, seja você homem ou mulher, e quer que isso aconteça sendo assessorado por um especialista.

Para homens
Nossos instrutores são treinados para te colocar em contato real com mulheres em shoppings, bares e boates, ensinar-lhe nosso método de maneira fácil, corrigir seus erros e te dar demonstrações ao vivo das técnicas ensinadas.

O Workshop contém de 2 a 3 treinamentos em baladas de 4 a 5 horas cada e 2 seminário de 4 horas cada. A US Lifestyle ministra regularmente Workshops em todo Brasil e Europa. Por isso, fique atento à nossa agenda, logo poderemos estar em sua cidade.

Para mulheres
Pela primeira vez, dois homens e uma mulher, especialistas em sedução e relacionamentos, revelam todos os segredos de como conquistar o coração de um homem.

Você não apenas será capaz de fazer o homem de seus sonhos se apaixonar por você, mas como manter um relacionamento duradouro com ele.

Você também saberá identificar o seu estilo mais eficaz de sedução, a evitar os comportamentos anti-sedutores, a conhecer os tipos de homens e qual melhor abordagem para cada um.

Há também vivências e dinâmicas interativas para praticar cada etapa.

Locais: Rio de Janeiro e em São Paulo

Para saber mais, entre em contato com giacomo.girolamo@gmail.com
http://www.universidadedaseducao.com/http://universidadedaseducao.blogspot.com/

Participe da Comunidade Brasileira de Natural Game