segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Overdose de Eustresse

Eustresse é uma palavra composta por duas partes. O prefixo deriva do grego "Eu", que significa quer "bem" ou "bom". Quando ligado à palavra "stress", que significa literalmente "estresse bom".
O termo foi usado pela primeira vez pelo endocrinologista Hans Selye em 1975, quando publicou um modelo dividindo o stress em duas categorias principais: eustress e angústia.

 
Em seu artigo, Selye falou sobre como o estresse persistente não seja resolvido por meio de enfrentamento ou de adaptação, considerado como angústia, pode levar à ansiedade ou à fuga emocional (depressão). Em contrapartida, se o estresse envolvido melhora a função física ou mental, como através de treinamento de força ou de um trabalho desafiador, pode ser considerado eustress.
 

Angústia é o mais comumente referido tipo de estresse, com implicações negativas, enquanto eustresse é uma forma positiva de stress, normalmente relacionada a eventos desejável na vida de uma pessoa. Ambos podem ser igualmente tributação sobre o corpo, e são cumulativos na natureza, dependendo da maneira de uma pessoa de se adaptar a uma mudança que causou. O próprio corpo não consegue discernir entre sofrimento físico ou eustress.
 

Ganhar uma competição atlética é um exemplo de eustress. Outros exemplos:

    
* Assumir desafios e riscos
    
* Chegar em primeiro lugar em uma corrida
    
* Obter uma promoção em seu trabalho.
    
* Assistir a um filme de terror ou de suspense 
    
* O amor, o casamento, ou o parto 
    
* Andar de montanha-russa.
    
* As férias.
    
* A aquisição alguma coisa, como um carro novo 


 Eustress pode ser definida como uma tensão agradável ou curativa. Nem sempre podemos evitar o stress, na verdade, às vezes nós não queremos. Muitas vezes, é o estresse que nos dá vantagem competitiva no desempenho de atividades relacionadas, como no atletismo, na hora de falar em público, etc.


   
O diagrama da curva de estress ilustra o conceito de que, para qualquer atividade relacionada a desempenho, existe uma quantidade ideal de estresse. Se você estiver envolvido em uma entrevista oral para um trabalho, você irá beneficiar de uma certa quantidade de estresse. É o estresse que o fornece com foco e dá-lhe a sua vantagem competitiva que ajudará você a pensar rapidamente e de forma clara e expressa seu pensamento de forma que irá beneficiar o seu processo de entrevista de emprego.


Alguns estressores podem causar bom e mau estresse. Radiação, não controlada, pode causar câncer, e ainda, se a radiação é controlada e localizada, pode servir para curar alguns tipos de câncer. O exercício é o mais frequentemente um bom estressor. Mas excesso de exercício pode causar lesões e doenças. Continuar a se exercitar quando o corpo está cansado ou fraco pode resultar em uma variedade de lesões por sobrecarga e predispõem à doença.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Eustress 

Certa vez eu escrevi sobre a zona de conforto. É adorável essa tal zona de conforto, mas se tivéssemos permanecido lá, até hoje comeríamos banana em cima de uma árvore coçando o saco e tirando carrapatos. Felizmente para nós, existiam outros macacos competindo pelo mesmo território, recursos escassos e pelas melhores fêmeas, além de aterrorizantes fenômenos naturais como trovões, fomes, secas, inundações, terremotos.  Um quadro de horror!

Tudo isso muito estressante, liberando adrenalina no sangue e nos fazendo decidir entre a luta e a fuga, mas os melhores sempre foram aqueles que ou usavam sua testosterona para competir e se arriscar, ou sua inteligência para decidir formas espertas de fugir de uma briga, matar rapidamente um adversário com uma arma melhor e mais letal, ou criar um abrigo mais eficiente, ou aprender a plantar e a fermentar uva para fazer vinho. E nasceu a civilização.




Eu, pessoalmente, acredito que essa é a brincadeira de Deus: nos trazer consciência pregando peças, lançando trovões, morte, dores, desafios, riscos, ladrões. Senão até hoje seria Adão e Eva no paraíso e não teríamos aprendido absolutamente nada. Quem, afinal, criou a serpente? Ela não surgiu do nada, certo?



Mas para que todo esse papo de eustresse? Só para dizer que é preciso, é absolutamente preciso sair da zona de conforto. Tudo bem, você pode levar o conforto dentro de você, essa é a novidade. Mas vai doer, acredite. 

Dói treinar muai thay para ser um campeão, dói treinar para uma maratona, dói sair à noite e abordar mulheres desconhecidas, sendo rejeitado incontáveis vezes. Dói falar em público, dói enfrentar uma entrevista de emprego, dói perder, lutar, brigar, dói saltar de páraquedas de 5000 metros de altitude no nada. 

Mas ao mesmo tempo, tudo isso é divertido. Dor e prazer estão associados, me ensinou Freud. Então, hermanos, vamos sair a cada momento da famigerada zona de conforto, e nos divertir com a dor que é enfrentar riscos, desafios, inimigos, mulheres mal-humoradas, chefes loucos, colegas competitivos, clientes exigentes. Vamos lutar e dizer para que viemos. Vamos jogar nossa testosterona ao máximo, vamos criar nosso próprio clube da luta.


Relaxe depois. A tensão faz parte do processo, a dor é inerente, a ansiedade, o medo. É justamente esse medo e ansiedade que, enfrentados, farão com que sua testosterona seja elevada às alturas para te preparar para lutar (ou fugir).


É como disse o Osho, em "Meditação para pessoas ocupadas", e que eu transcrevo aqui ipsi literis, a partir do blog www.palavrasdeosho.com. 




Se você vivenciar integralmente seu estresse, alcançará, de modo automático, o estado de relaxamento; você só pode ir até esse ponto e então o corpo relaxa automaticamente.

Se você quiser relaxar no meio, criará problemas; o corpo não consegue relaxar no meio. É o mesmo que se um corredor nas Olimpíadas estivesse se preparando, apenas esperando pelo sinal de largada para partir e correr como o vento. Ele está pleno de estresse; essa não é a ocasião para relaxar.

Se ele tomar um tranquilizante, não terá vez na competição. Ou, se relaxar e tentar fazer uma Meditação Transcendental, perderá. Ele tem de usar seu estresse: o estresse está em ebulição, está reunindo energia. Ele está se tornando cada vez mais vital e pleno de potencial. Ele deve permanecer com seu estresse e usá-lo como energia, como combustível.

Hans Selye atribuiu uma nova designação a esse tipo de estresse: ele o denomina "eutresse" - como euforia. É um estresse positivo. Depois que o atleta chegar ao fim da corrida, ele entrará em sono profundo; o problema está resolvido. Agora não há problema, o estresse desaparece espontaneamente.

Portanto, tente isso também: quando houver uma situação estressante não perca o contato com a realidade, não a receie. Um ser humano possui muita energia e quanto mais você usá-la, mais obterá dela.

Osho, em "Meditação Para Pessoas Ocupadas: Estratégias Para Eliminar o Estresse e Tranquilizar Sua Vida"
Imagem por Darren Hester
http://www.palavrasdeosho.com/2009/05/eustresse-o-estresse-positivo.html

Um comentário:

Unknown disse...

Vamos praticar o Eustresse!
^^

Seu post bastante interessante!
Gostei mais ainda quando se referiu à zona de conforto.

"Eu, pessoalmente, acredito que essa é a brincadeira de Deus: nos trazer consciência pregando peças, lançando trovões, morte, dores, desafios, riscos, ladrões."

Acho que Deus já deveria saber que o homem é um eterno insatisfeito...
Sem o perigo e sem as situações de risco... Seria um tédio!

Essa é a chave para ser um sedutor natural!

Está de parabéns!

Forte abraço!

Integral Life Coaching

Coaching em desenvolvimento pessoal, carisma e sedução natural


- Desenvolva suas habilidades sociais, carisma e sedução

- Fortaleça sua autoestima e autoconfiança

- Supere a timidez e outros bloqueios sociais e de relacionamentos

- Torne-se líder em seus relacionamentos e trabalho

- Gerencie melhor sua vida em todos os aspectos: carreira, personalidade, relacionamentos, no seu eu físico, espiritual, mental e emocional


Coaching com psicólogo especialista em Dinâmica de Grupos, Master em Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta ericksoniano


Pré-coaching a distância (sessões por e-mail e skype)

Sessões presenciais de coaching usando técnicas avançadas de Psicologia, PNL e Hipnose

Treino presencial "em campo" de novos comportamentos e habilidades sociais e de sedução

Pós-coaching - a distância (por e-mail e skype)


Comece seu LIFE COACHING agora. giacomo.girolamo@gmail.com

skype: giacomodioniso


WORKSHOP DE SEDUÇÃO PARA HOMENS E MULHERES

Workshop - Grupos de 4 pessoas ou one-to-one (seduction personal trainer)

Um Workshop da US Lifestyle é a melhor consultoria disponível no Brasil para você que quer aumentar significativamente sua habilidade de conquista e relacionamentos com o sexo oposto, seja você homem ou mulher, e quer que isso aconteça sendo assessorado por um especialista.

Para homens
Nossos instrutores são treinados para te colocar em contato real com mulheres em shoppings, bares e boates, ensinar-lhe nosso método de maneira fácil, corrigir seus erros e te dar demonstrações ao vivo das técnicas ensinadas.

O Workshop contém de 2 a 3 treinamentos em baladas de 4 a 5 horas cada e 2 seminário de 4 horas cada. A US Lifestyle ministra regularmente Workshops em todo Brasil e Europa. Por isso, fique atento à nossa agenda, logo poderemos estar em sua cidade.

Para mulheres
Pela primeira vez, dois homens e uma mulher, especialistas em sedução e relacionamentos, revelam todos os segredos de como conquistar o coração de um homem.

Você não apenas será capaz de fazer o homem de seus sonhos se apaixonar por você, mas como manter um relacionamento duradouro com ele.

Você também saberá identificar o seu estilo mais eficaz de sedução, a evitar os comportamentos anti-sedutores, a conhecer os tipos de homens e qual melhor abordagem para cada um.

Há também vivências e dinâmicas interativas para praticar cada etapa.

Locais: Rio de Janeiro e em São Paulo

Para saber mais, entre em contato com giacomo.girolamo@gmail.com
http://www.universidadedaseducao.com/http://universidadedaseducao.blogspot.com/

Participe da Comunidade Brasileira de Natural Game