quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Capitão Gancho: como conquistar uma mulher numa conversa


No meu último workshop, ajudei dois clientes a se tornarem caras mais carismáticos usando uma técnica simples de conversa que denomino simplesmente "gancho". O gancho é um gatilho na resposta dela, nela ou na situação entre mim e ela que serve como associação de idéias, emoções e palavras para uma história, comentário ou opinião minha.
Fomos para o RioScenarium naquela noite fria de sábado e, naquele ambiente de bicicletas velhas penduradas no teto, esculturas africanas, caixas registradoras do século XIX e outros antiquários, e outros milhões de ganchos para começar uma conversa, contei para eles como poderiam se tornar carismáticos meramente aproveitando QUALQUER gancho para começar e manter indefinidamente uma conversa e gerar atração e conforto naturalmente.
Usamos todos os ganchos possíveis daquela mobília exótica para associar idéias, palavras e emoções com nossas próprias histórias. As bicicletas antigas lembraram a um dos clientes, o Dreston, sobre sua infância e como aprendeu a andar de bicicleta numa bike gigante difícil de ficar de pé. Lane contava sobre como as luminárias penduradas lhe lembravam um hotel fazenda que tinha visitado há tempos com aquela mesma mobília e como tinha sido divertido estar lá...
Para sermos carismático, podemos aprender a usar o poder de uma pergunta aberta e do vácuo na hora certa como uma retroescavadeira para trazer à tona as pérolas das pessoas (junto com um monte de pedra, mas isso faz parte do jogo...); o magnetismo da vibe pessoal para empolgá-las com nosso sorriso, charme e presença; o estímulo de recompensar qualquer resposta que ela dê como um esforço que merece uma gratificação e a faça querer se abrir mais; a poderosa habilidade de relacionar o que ela diz e faz a uma história ou comentário de nossa própria vida e mundo; e saber reconhecer as pérolas que ela nos lança, como justificativa para demonstrar interesse e avançar de um estado platônico para um pessoal e depois para um sexual.
Existem 4 tipos de ganchos que podemos usar no jogo natural:
Palavras-gancho numa conversa.
Exemplo: Ela fala do cachorrinho poodle que ganhou no Natal, eu relaciono com minha última ceia de NATAL ou sobre o cachorro de estimação que eu tinha na infância e como ele era fujão, ou como eu acho fresco os cachorros Poodle e como eles assumem as neuroses e manias dos donos, em que prefiro os gatos como animais de estimação, etc Posso relacionar diretamente ou indiretamente com qualquer palavra da frase: cachorro, poodle, Natal, ganhar...
Não precisa ser exatamente com a palavra, mas com seu sinônimo ou antônimo, ou da idéia por trás: posso falar de gatos ou jacarés ao invés de cachorros, ou de Páscoa, Papai Noel e Ano Novo ao invés de Natal... posso até mesmo falar de algo que perdi, ao invés de algo que ganhei... o importante é treinar a minha cabeça para associar idéias, emoções e histórias na velocidade da luz!
Detalhes-gancho num ambiente ou situação
Aqui, abro bem meus olhos, ouvidos, coração, pele e intuição para perceber QUALQUER COISA nela, na situação, no ambiente ao redor que seja um gancho para uma história ou comentário interessante sobre minha vida e meu mundo.
Podem ser detalhes visuais como objetos, cores, matizes... ou detalhes sonoros como músicas, vozes, palavras e outros sons... podem ser cheiros de comida, perfumes, aromas florais, incensos... ou o gosto de algo que tenha comido... coisas que tenha tocado, que tenham a mesma textura e tato... ou mesmo as emoções que me trazem um ambiente...
Exemplos de detalhes-gancho num ambiente: os idiogramas chineses de uma toalha de mesa num restaurante podem me fazer associar com meu último feriado quando aprendi uma nova técnica de meditação chinesa no alto das montanhas de Itamonte, cercado de cachoeiras e verde.
A tatuagem tribal dela pode me lembrar que já naveguei no Rio Amazonas e vi jacarés e tamanduás de perto, mas índio que é bom...
Uma música tocando na pista de dança pode me lembrar daquela vez em que estava dançando numa boate em Buenos Aires com o meu amigo Lourenço e ouvi essa música, o que me deu um ímpeto enorme de abordar diversas portenhas... e assim por diante!
Ações- gancho numa situação
Aqui, o essencial é estar 100% presente no "Aqui e Agora" para prestar atenção a tudo o que está acontecendo e que pode gerar um gancho a qualquer momento.
A menina que se senta ao meu lado no metrô pode ser o pretexto para colocar o jornal no lugar dela e dizer que guardei o lugar para ela(chamado de floppsy pelo Juggler, por ser uma antecipação de uma ação previsível).
A menina com trajes de academia na fila do caixa do supermercado me traz à tona o assunto de malhação e me recorda o quanto gosto de fazer Muay thai, e por acaso estava saindo da aula naquele instante... o pretexto perfeito para abordá-la e comentar sobre ginástica, esportes e outros assuntos que nos unem.
Emoções-gancho numa conversa
Aqui, preciso ouvir atentamente a história dela e quais as emoções que ela sentiu na história e ao contá-la: amor, ódio, entusiasmo, euforia, medo, assombro, etc.
Essa é a mais poderosa das associações, a associação de emoções, pois pode criar um senso de conexão profunda e afinidade instantânea por partilharmos emoções parecidas... dá aquela sensação de "nossa, como falamos a mesma língua e temos tanto em comum! O papo flui tão facilmente com ele! Será que ele é minha alma gêmea?"
Um exercício proposto pelo pessoal do Charisma Arts é enumerar pelo menos 10 emoções positivas e associar a cada emoção pelo menos uma história interessante que eu tenha vivido em que tenha sentido intensamente essa emoção.
Exemplo: ao falar de entusiasmo, posso contar como foi emocionante meu último salto de asa-delta, como foi terrível tirar o pé do chão e saltar no abismo, com medo de meter a mão na corda e desequilibrar a parafernália e saltar para a morte, mas como depois respirei e foi só alegria olhar de cima aquele azulão de céu e mar da praia da Gávea, as mansões virarem casinhas, dar tchau pras gaivotas e urubus e depois pousar que nem um albatroz nas areias brancas e fofas da praia do Pepino.
Tenho que ter cuidado ao falar de emoções negativas como depressão, apatia, ódio ou raiva... é legal contar histórias que falem delas, pois mostram minhas vulnerabilidades, que sou um ser humano normal que chora, ri e tem ataque de nervos... mas sempre acabe a história com um final feliz ou positivo, uma virada surpreendente que valha a pena ser contada. A questão é: a minha história daria um filme? Melhor, daria bilheteria? Se a resposta for um "sim" estrondoso, vale a pena contar!
A arte de contar histórias interessantes
Em resumo, tudo pode ser o gancho para que eu possa emendar com uma opinião ou história minha.
As histórias serão prioritariamente as minhas. Se elas me fugirem no momento, posso relacionar com histórias que tenha presenciado ou ouvido falar sobre outras pessoas, o que é menos poderoso, mas mantém o papo fluindo.
Uma história deve ser interessante para mim e para ela, ter um final feliz, surpreendente, inesperado, um "punch" ou meramente deixar no ar um mistério (para a parte 2 da história), e deve narrar uma situação usando todos os sentidos: além das cores e detalhes visuais, os sons, timbres de vozes, e músicas que ocorriam no ambiente, o cheiro, o tato, a textura, o sabor, enfim...
Outra dica importante é falar sempre em primeira pessoa, na minha própria perspectiva, evitando a 2ª posição, a do "você", ou a 3ª posição, a "perspectiva de Deus". A única coisa que eu tem para oferecer e que ninguém mais pode fazer melhor que eu é MOSTRAR A SI MESMO. Abrir-me e expor meu mundo, idéias, emoções e histórias é o melhor material de sedução do mundo!
Exemplo de 3ª posição: "O Rio de Janeiro continua lindo! "
Aqui, eu me coloco como um observador neutro que observa o mundo pairando do alto das nuvens, usando generalizações e verdades universais, como se fosse Deus.
Exemplo de 2ª posição: "VOCÊ não imagina o quanto o Rio de Janeiro é lindo! VOCÊ pode andar sozinha pela cidade e curtir as praias, a sociabilidade do carioca e a nite... você não acha demais?"
A coisa que mais me aborrece é uma pessoa não ter coragem de falar por si mesma e colocar na minha boca e na minha cabeça palavras e idéias que eu não tive. Me deixe em paz, e fale por si mesmo!
Exemplo de 1ª posição: eu já achei o Rio lindo, mas depois que fui para Floripa me apaixonei por aquela Ilha que tem as praias do Rio, sem as favelas e morro!
Uma boa história deve ser uma narrativa que faça a pessoa se teletransportar para o lugar e momento que descrevo. Para isso, devo usar todos os sentidos e suas palavras associadas: usar palavras visuais e descrever vividamente as cores, matizes, detalhes de objetos, para que a pessoa possa ver o que eu vi...
Faço o mesmo com o sentido da audição, do olfato, cheiro, tato e emoção. Não preciso ser um chato detalhista aqui, mas apenas narrar a história para que a pessoa tenha a sensação de estar vendo um filme de comédia, drama, aventura ou suspense onde você é o personagem principal.
Outras competências são a arte de fazer perguntas abertas, de criar um vácuo que faça ela se abrir para mim, de recompensar os esforços dela, se abrindo para mim, e demonstrar interesse justificado, a partir das pérolas que ela lançar para mim. Isso está espalhado pelo meu blog, e você pode achar facilmente.
A essência é falar apenas de assuntos que eu adore e tenha paixão e domine; assim, estarei plenamente confortável ao falar deles... na verdade, o assunto da conversa deve gerar entre o conjunto de temas que sejam a interseção entre o que eu gosto de falar e o que ela gosta de falar.
As perguntas abertas podem ser usadas para explorar essas afinidades e me dar um terreno seguro e confortável para avançar.
Tudo isso serve apenas para que ela possa se abrir para mim e mostrar quais são as minhas qualidades e valores únicos que fazem ela merecer minha atenção e interesse. Quando ela me dá motivo para abordá-la ( o primeiro passo da escalada), e depois, paulatinamente, justifica, pelo seu esforço e pérolas, meu interesse em saber mais dela, posso avançar para um interesse pessoal e, por fim, sexual.
Isso apenas corrobora o fato de que eu sou o prêmio que ela quer conquistar, e que por isso ela deve investir na relação. Ela, é claro, não fará isso se eu não liderar e dar o exemplo, me abrindo e investindo primeiro. Essa é a essência da interação carismática.

3 comentários:

Robert (sedutor_inabalavel) disse...

Você continua jogando focado nesse esquema do jogo do Juggler, que é fazer uma pergunta aberta + vácuo + resposta dela + a nossa história com emoções? Eu li varios posts do seu blog que falam desse método e como to querendo ser mais natural, vou me focar nisso... Mas esse método, apesar de ser bom, acredito ser um pouco limitado, pois ele procura a todo tempo gerar uma conexão, e com as minas mais gatas, zuar com elas com C&F´s bem encaixados pode ser bem melhor... Sem querer desfazer desse método, que por sinal é excelente para quem quer ser um natural, onde o cara, após treinar suas histórias associadas com várias emoções, pode manter uma conversa natural indefinidamente com a hb gerando uma forte conexão e não precisar de rotinas, acredito que esse método misturado com outras técnicas como C&F´s, negs sutis, enfim zuar com ela tb pode proprocionar um resultado melhor..
O que você acha? Ah e ela é específica para interações 1-a-1? Falow Giácomo, parabéns pelo blog e venha pra sampa sargear por aqui rapaz.. ainda não tive a grande oportunidade de sargear contigo hehe.. abraços

Anônimo disse...

Brother.
COmo diz o Bruce Lee, o domínio da técnica é não ter mais nenhuma técnica. Foi assim que comecei, e vi que é uma forma útil de aprender. Hoje, acho simplesmente mais fácil meramente assumir que somos melhores amigos que não nos vimos há muito tempo como forma de manter uma conversa natural e fluida, sem técnicas.

Mesmo usar C&F, negs e outros pode ser usado, não como uma técnica, mas como um tempero numa conversa fluida.

Quanto à sarge em Sampa, é só marcar. Abraço!

Anônimo disse...

Dionísio, essa técnica do gancho não seria o threading que o Mau ensina? Se não for, é bem parecido.

Abraço,
Yono (William)

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