segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Overdose de Eustresse

Eustresse é uma palavra composta por duas partes. O prefixo deriva do grego "Eu", que significa quer "bem" ou "bom". Quando ligado à palavra "stress", que significa literalmente "estresse bom".
O termo foi usado pela primeira vez pelo endocrinologista Hans Selye em 1975, quando publicou um modelo dividindo o stress em duas categorias principais: eustress e angústia.

 
Em seu artigo, Selye falou sobre como o estresse persistente não seja resolvido por meio de enfrentamento ou de adaptação, considerado como angústia, pode levar à ansiedade ou à fuga emocional (depressão). Em contrapartida, se o estresse envolvido melhora a função física ou mental, como através de treinamento de força ou de um trabalho desafiador, pode ser considerado eustress.
 

Angústia é o mais comumente referido tipo de estresse, com implicações negativas, enquanto eustresse é uma forma positiva de stress, normalmente relacionada a eventos desejável na vida de uma pessoa. Ambos podem ser igualmente tributação sobre o corpo, e são cumulativos na natureza, dependendo da maneira de uma pessoa de se adaptar a uma mudança que causou. O próprio corpo não consegue discernir entre sofrimento físico ou eustress.
 

Ganhar uma competição atlética é um exemplo de eustress. Outros exemplos:

    
* Assumir desafios e riscos
    
* Chegar em primeiro lugar em uma corrida
    
* Obter uma promoção em seu trabalho.
    
* Assistir a um filme de terror ou de suspense 
    
* O amor, o casamento, ou o parto 
    
* Andar de montanha-russa.
    
* As férias.
    
* A aquisição alguma coisa, como um carro novo 


 Eustress pode ser definida como uma tensão agradável ou curativa. Nem sempre podemos evitar o stress, na verdade, às vezes nós não queremos. Muitas vezes, é o estresse que nos dá vantagem competitiva no desempenho de atividades relacionadas, como no atletismo, na hora de falar em público, etc.


   
O diagrama da curva de estress ilustra o conceito de que, para qualquer atividade relacionada a desempenho, existe uma quantidade ideal de estresse. Se você estiver envolvido em uma entrevista oral para um trabalho, você irá beneficiar de uma certa quantidade de estresse. É o estresse que o fornece com foco e dá-lhe a sua vantagem competitiva que ajudará você a pensar rapidamente e de forma clara e expressa seu pensamento de forma que irá beneficiar o seu processo de entrevista de emprego.


Alguns estressores podem causar bom e mau estresse. Radiação, não controlada, pode causar câncer, e ainda, se a radiação é controlada e localizada, pode servir para curar alguns tipos de câncer. O exercício é o mais frequentemente um bom estressor. Mas excesso de exercício pode causar lesões e doenças. Continuar a se exercitar quando o corpo está cansado ou fraco pode resultar em uma variedade de lesões por sobrecarga e predispõem à doença.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Eustress 

Certa vez eu escrevi sobre a zona de conforto. É adorável essa tal zona de conforto, mas se tivéssemos permanecido lá, até hoje comeríamos banana em cima de uma árvore coçando o saco e tirando carrapatos. Felizmente para nós, existiam outros macacos competindo pelo mesmo território, recursos escassos e pelas melhores fêmeas, além de aterrorizantes fenômenos naturais como trovões, fomes, secas, inundações, terremotos.  Um quadro de horror!

Tudo isso muito estressante, liberando adrenalina no sangue e nos fazendo decidir entre a luta e a fuga, mas os melhores sempre foram aqueles que ou usavam sua testosterona para competir e se arriscar, ou sua inteligência para decidir formas espertas de fugir de uma briga, matar rapidamente um adversário com uma arma melhor e mais letal, ou criar um abrigo mais eficiente, ou aprender a plantar e a fermentar uva para fazer vinho. E nasceu a civilização.




Eu, pessoalmente, acredito que essa é a brincadeira de Deus: nos trazer consciência pregando peças, lançando trovões, morte, dores, desafios, riscos, ladrões. Senão até hoje seria Adão e Eva no paraíso e não teríamos aprendido absolutamente nada. Quem, afinal, criou a serpente? Ela não surgiu do nada, certo?



Mas para que todo esse papo de eustresse? Só para dizer que é preciso, é absolutamente preciso sair da zona de conforto. Tudo bem, você pode levar o conforto dentro de você, essa é a novidade. Mas vai doer, acredite. 

Dói treinar muai thay para ser um campeão, dói treinar para uma maratona, dói sair à noite e abordar mulheres desconhecidas, sendo rejeitado incontáveis vezes. Dói falar em público, dói enfrentar uma entrevista de emprego, dói perder, lutar, brigar, dói saltar de páraquedas de 5000 metros de altitude no nada. 

Mas ao mesmo tempo, tudo isso é divertido. Dor e prazer estão associados, me ensinou Freud. Então, hermanos, vamos sair a cada momento da famigerada zona de conforto, e nos divertir com a dor que é enfrentar riscos, desafios, inimigos, mulheres mal-humoradas, chefes loucos, colegas competitivos, clientes exigentes. Vamos lutar e dizer para que viemos. Vamos jogar nossa testosterona ao máximo, vamos criar nosso próprio clube da luta.


Relaxe depois. A tensão faz parte do processo, a dor é inerente, a ansiedade, o medo. É justamente esse medo e ansiedade que, enfrentados, farão com que sua testosterona seja elevada às alturas para te preparar para lutar (ou fugir).


É como disse o Osho, em "Meditação para pessoas ocupadas", e que eu transcrevo aqui ipsi literis, a partir do blog www.palavrasdeosho.com. 




Se você vivenciar integralmente seu estresse, alcançará, de modo automático, o estado de relaxamento; você só pode ir até esse ponto e então o corpo relaxa automaticamente.

Se você quiser relaxar no meio, criará problemas; o corpo não consegue relaxar no meio. É o mesmo que se um corredor nas Olimpíadas estivesse se preparando, apenas esperando pelo sinal de largada para partir e correr como o vento. Ele está pleno de estresse; essa não é a ocasião para relaxar.

Se ele tomar um tranquilizante, não terá vez na competição. Ou, se relaxar e tentar fazer uma Meditação Transcendental, perderá. Ele tem de usar seu estresse: o estresse está em ebulição, está reunindo energia. Ele está se tornando cada vez mais vital e pleno de potencial. Ele deve permanecer com seu estresse e usá-lo como energia, como combustível.

Hans Selye atribuiu uma nova designação a esse tipo de estresse: ele o denomina "eutresse" - como euforia. É um estresse positivo. Depois que o atleta chegar ao fim da corrida, ele entrará em sono profundo; o problema está resolvido. Agora não há problema, o estresse desaparece espontaneamente.

Portanto, tente isso também: quando houver uma situação estressante não perca o contato com a realidade, não a receie. Um ser humano possui muita energia e quanto mais você usá-la, mais obterá dela.

Osho, em "Meditação Para Pessoas Ocupadas: Estratégias Para Eliminar o Estresse e Tranquilizar Sua Vida"
Imagem por Darren Hester
http://www.palavrasdeosho.com/2009/05/eustresse-o-estresse-positivo.html

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Como elevar a testosterona naturalmente...

Ir à praia é tudo de bom. Surfar, fazer uma corrida ou caminhada, jogar um frescobol ou ler um livro são sempre boas pedidas. Praia é também um ótimo colírio e bom lugar para azarar. E, de quebra, o ótimo efeito colateral: pegar aquele bronze que nos torna mais atraentes para a mulherada.

Mas os benefícios não páram por aí. Estava lendo no jornal que uns cientistas estão comprovando que pegar sol aumenta a libido masculina, pela produção de testosterona. Beleza... então não é só ralando e treinando que a gente aumenta o nosso afrodisíaco natural. Até pegar aquele solzinho de leve serve. Não é à toa que o verão é sinônimo de pegação.

Liam o artigo na íntegra. IR À PRAIA REGULARMENTE ELEVA OS NÍVEIS DE TESTOSTERONA

Um estudo feito por pesquisadores na Áustria sugeriu que o banho de sol pode aumentar a libido masculina pois a vitamina D produzida eleva a concentração de testosterona no sangue.
Boa parte da vitamina D é sintetizada pela pele ao ser exposta à luz do sol e o restante é proveniente dos alimentos.

O estudo, divulgado na revista Clinical Endocrinology, incluiu 2.299 homens e constatou que os homens tinham uma concentração menor tanto da vitamina quanto do hormônio durante o inverno e uma concentração mais alta no auge do verão.
A testosterona pode ter um impacto sobre a libido e os níveis de energia do homem.
Ela também tem funções essenciais tanto em homens quanto em mulheres, mantendo a força muscular e a densidade óssea.
Suplementos
Winfried Marz e seus colegas que participaram do estudo disseram que os cientistas deveriam agora verificar se suplementos de vitamina D têm o mesmo efeito sobre a testosterona.

Ad Brand, do Sunlight Research Forum, na Holanda - uma organização sem fins lucrativos criada para informar o público sobre as descobertas científicas sobre os efeitos do sol sobre a saúde disse: "Os homens que cuidam para que o seu organismo tenha um suprimento de vitamina D suficiente estão fazendo algo bom para os seus níveis de testosterona e sua libido, além de outras coisas."
Mas especialistas em câncer advertem que exposição excessiva ao sol é prejudicial à saúde.
Allan Pacey, especialista em andrologia da Universidade de Sheffield, disse: "Nós sabemos que, em termos médicos, nós podemos aumentar a libido e o bem-estar geral dos homens com baixa concentração de testosterona através de uma terapia de reposição hormonal."
"Mas isso é dentro de um conjunto determinado de circunstâncias clínicas em que a produção de testosterona é baixa."

"Se um homem saudável nota mudanças significativas durante o ano todo não é tão claro e eu recomendaria aos homens que tenham bom senso se usarem camas de bronzeamento nos meses de inverno por causa dos riscos associados ao uso excessivo."
Jessica Harris, da Pesquisa do Câncer da Grã-Bretanha, também advertiu contra a exposição excessiva ao sol e lembrou: "As pessoas também podem aumentar sua concentração de vitamina D comendo mais alimentos como peixes oleosos, tais como salmão, truta ou cavala."
Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização por escrito da BBC BRASIL.

Ainda sobre a testosterona, estava lendo um site português que dava umas dicas interessantes para o aumento natural de testosterona no sangue.
Inimigos da testosterona no organismo


Obesidade
Baseado no mecanismo de como funciona testosterona – estrogêneo, o aumento de estrogéneos faz com que diminuam os níveis de testosterona circulante. Gordura excessiva faz produzir mais estrogêneos devido a as células de gordura. Então, quanto mais gordura há, mais estrogêneo existe no sangue e menos testosterona.

O abuso do uso de drogas e álcool
O álcool tema propriedade de inibir a nossa habilidade de remover o estrogéneo do sangue por acção stressante no sistema nervoso central e também pelo decréscimo dos níveis de zinco.

Estresse

O estresse eleva os níveis de cortiscoroides no sangue, que causa decréscimo dos valores de testo no sangue.

Medicamentos.
Alguns medicamentos, incluindo estrogêneos e progesterona, diminuem os níveis da hormona luteinizante (LH). LH é a hormona responsável pela produção das hormonas esteróides.

Diabetes
Estudos sugerem que há uma ligação entre a diabetes tipo II e níveis de testosterona baixos.

Hipertensão e níveis altos de colesterol
Estes dois podem fazer com que haja diminuição de fluidez de circulação do sangue, assim diminuindo a circulação de sangue até aos órgãos de produção de hormonas sexuais.

Idade
É um fato que depois dos 40 a testosterona desce cerca de 1% por ano. Não podemos fazer muito acerca disso. No entanto, podemos tentar manipular a testosterona naturalmente de outras maneiras.

Dietas Low fat
O consumo de poucas gorduras provoca o aumento de SHGB, o que significa uma coisa – menos testosterona livre. É considerado que gorduras monosaturadas têm um papel importante nos níveis de testosterona e na sua disponibilidade.

Overtraining
Treinar demais pode contribuir para quebras até 40% nos níveis de testo. É por isso que é importante que se repare nos primeiros indícios de overtraining e dar ao corpo uma semana ou duas de merecido descanso.

Falta de descanso/sono
 Se você não está dormindo o suficiente, o corpo não recupera bem, o que causa menos testosterona e mais corticosteróides a serem libertados. Só para mencionar, corticosteróides como o cortisol são, de fato, hormônios catabólicos, o que significa que usam massa muscular para dar energia ao cérebro e coração. A Vitamina C suprime a libertação do cortisol. Cortisol faz baixar os níveis de testosterona. Logo, se houver menos cortisol, haverá mais testosterona.


Como aumentar a testosterona naturalmente
  • Se você está com peso a mais, comece a pensar numa dieta e numa rotina de treino imediatamente, de modo a perder o máximo de gordura mantendo o mais possível a massa muscular.
  • Considere também reduzir a ingestão de álcool a um mínimo absoluto, se quer que os seus esforços para manter a testosterona elevada não sejam em vão
  • Comece a treinar técnicas de relaxamento e auto-controle. Isto fará com que o excesso de níveis de estresse não interfiram na tua vida.
  • Tome medicamentos apenas se forem absolutamente essenciais para a tua saúde e quando prescritos por um médico. Fale com alguém especializado para saber se é possível substituir a medicação que usa por algum tratamento com suplementos naturais.
  • Mantenha a pressão arterial controlada e o colesterol também.
  • Coma gorduras saudáveis em quantidade suficiente na dieta. Gorduras boas significam as monosaturadas e ómega-3 e ómega-6 polisaturadas.
  • Não treine demais. Durma o suficiente para conseguir se recuperar. Sinais de OVT (overtraining) são perda de apetite, cansaço, irritabilidade, falta de motivação, dificuldade de concentração, períodos de recuperação muito longos..
  • Comece a apostar nos exercícios básicos. Treine com poucas repetições. Normalmente entre 5-8 repetições serão suficientes para elevar a testosterona (com um peso bem pesado). O melhor treino relativa à produção de testosterona ocorre com pesos muito pesados e poucas repetições. Estudos mostram que o melhor é utilizar 85% da tua repetição máxima (RM).
  • Incorpore movimentos básicos que envolvam vários grupos musculares na tua rotina de treino de musculação. Os melhores serão agachamento, peso morto e prensa militar. Os exercícios básicos (compostos) mostraram um papel importante nos níveis de testosterona.
  • Experimente estes produtos naturais: mistura de crisina e peperina, extracto de urtiga, ameixoeira Africana (pygeum), extracto de avena sativa e tribulus terrestris. Siga as indicações dos produtos para os melhores resultados.
  • E nunca deves sequer pensar em treinar sem suplementar a tua dieta com Vitamina C suficiente (pelo menos 1g dia) e Zinco (15mg mínimo). Toma a Vitamina C com o teu multivitamínico depois do pequeno almoço, e depois do treino na refeição sólida. O Zinco deve estar presente no teu multivitamínico mas não é suficiente em regra. Toma ZMA (zinco + magnésio + vit. B6) antes de ires para a cama de estômago vazio. 
  •   Tribulus terrestris é um suplemento natural, que mostrou em alguns estudos ter a capacidade de aumentar os níveis da hormona luteinizante (LH). Como mencionado acima, uma das funções da LH é estimular a produção de testosterona.
  • Fontes: http://www.emforma.net/curiosidades/como-elevar-a-testosterona-naturalmente
  • http://www.corpoperfeito.com.br/ce/testosterona

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Os Diamantes são eternos

 

Meus amigos, meus irmãos... amanhã começa a grande saga... uma turma de dez loucos ocupando a República da Destruição Total... eu, Milord, James Bond, Skank, Dorian Gay, Espeto, um barman, um DJ, um nissei e um sensei. Coisa de maluco. Treinei muay thai um pouco hoje, vou dormir cedo, preparar a mala, carregar a bebida, as camisinhas, o kit de sobrevivência... 

Meditar amanhã de manhã, dar uma boa trepada na hora do almoço para carregar bateria e depois enfrentar uma viagem de 12 horas para Diamantina com bebida e mulher liberada a bordo. Sono? Eliminado do dicionário. É mulher, zoeira, encheção de cara - foram latas e latas de red bul, garrafas de Absolut e Tequila El Cuervo, e outros preparativos. 5 dias de piração, com acesso vip a repúblicas, carnaval de rua, mineiras enlouquecidas
para dar, testosterona à flor da pele, amigos zoando a porra toda, festas particulares, orgias, estoques de camisinha. Meu fígado vai para o espaço. Meditação? Difícil. Depois compenso e calibro. Agora é enlouquecer. Com estilo. Totalmente dionisíaco: bebida, loucura, orgia, elegia. 

O que é a vida sem festa? Viva o espírito dionisíaco! Evoé, Baco!
 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Quer evoluir? Abra seu próprio negócio

Tô a um tempo querendo voltar a escrever no blog. Mas minha cabeça está virtualmente pululando de idéias. Minhas noites, quando volto das aulas de muay thai, são dirigidas a pensar, escrever e burilar meus negócios embriões, que estão todos na encubadora.

Estou cada vez mais convicto de que a minha evolução passa por abrir, gerenciar e fazer grana com meus próprios negócios. Aprender a gerenciar negócios, dinheiro, tempo, e empreender, são minhas novas obsessões. Meu tesão e energia estão todos direcionados para essas novas atividades.

Para mim este é o meu atual clube da luta. Depois de jogar testosterona no sangue com exercícios, musculação e boxe, uso essa agressividade para cavar meu lugar ao sol. E, definitivamente, não desistirei enquanto não conseguir.

Ainda me sinto meio perdido. Diversas idéias criativas. Muitos negócios paralelos. Pouco tempo. A inteligência será de focar em poucos e rentáveis, fazer muito com pouco tempo, terceirizar, automatizar, gerenciar minhas musas, e estar sempre melhorando os negócios.

Quero compartilhar com vocês esse parto, essa gestão de idéias, negócios, meus erros e acertos.  

Hoje acabei de adquirir um portal de educação a distância. Gastei uma grana. Beleza. Agora é mergulhar e fazer meus cursos online. Anunciar. Vender. Ganhar dinheiro. E depois, comprar meu barco, minha casa, viajaar o mundo, curtir a vida, trabalhar 4 horas por semana ou menos.  Quem viver verá.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Saia da Caverna

Depois de muitas andanças, viagens e muito Rio de Janeiro, estou aqui de volta a Friburgo depois de mais de um mês sem pisar em terras friburguenses. Conversei com pessoas que não via a muito tempo, mas por mais que eu as conheçia eu me sentia meio diferente delas.

Percebi uma coisa. Eu tava com a cabeça muito mais aberta do que elas, principalmente com as pessoas que tinham a minha idade. Quase todos estavam com aquela mesma visão de mundo, reclamando da vida sem fazer nada pra mudar. Ninguém tinha idéia da capacidade que elas mesmas têm. Todo mundo fazendo coisas que fizeram a 5 anos atrás. Nada de querer descobrir coisas novas. Todo mundo no seu conforto eterno...



Meu vizinho, por exemplo. Porra, dá pena! Gosto pra caralho dele, mas o cara disperdiça a juventude dele toda jogando Counter Strikes da vida. Isso quando não é RPG.

Coisa de duas horas atrás, dando minha corrida, comecei a filosofar. Boooom, é isso. Mito da caverna! Pra quem não conhece, o mito da caverna é uma alegoria para explicar o mundo das idéias, o mundo que é a fonte real de tudo que no nosso mundo. Como eu não tenho muita paciência pra explicar, essa tira pode resumir melhor.



Sai da caverna. Saia do conforto da poltrona da sua casa. Certamente você vai quebrar a cara, se ferrar totalmente, mas depois 5 min vai tá lá rindo da própria desgraça! Viva para o conhecimento. Connhecimento de lugares, de pessoas, de sensações e de emoções! Carpe Diem, porra!

A vida é a arte do encontro!

Integral Life Coaching

Coaching em desenvolvimento pessoal, carisma e sedução natural


- Desenvolva suas habilidades sociais, carisma e sedução

- Fortaleça sua autoestima e autoconfiança

- Supere a timidez e outros bloqueios sociais e de relacionamentos

- Torne-se líder em seus relacionamentos e trabalho

- Gerencie melhor sua vida em todos os aspectos: carreira, personalidade, relacionamentos, no seu eu físico, espiritual, mental e emocional


Coaching com psicólogo especialista em Dinâmica de Grupos, Master em Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta ericksoniano


Pré-coaching a distância (sessões por e-mail e skype)

Sessões presenciais de coaching usando técnicas avançadas de Psicologia, PNL e Hipnose

Treino presencial "em campo" de novos comportamentos e habilidades sociais e de sedução

Pós-coaching - a distância (por e-mail e skype)


Comece seu LIFE COACHING agora. giacomo.girolamo@gmail.com

skype: giacomodioniso


WORKSHOP DE SEDUÇÃO PARA HOMENS E MULHERES

Workshop - Grupos de 4 pessoas ou one-to-one (seduction personal trainer)

Um Workshop da US Lifestyle é a melhor consultoria disponível no Brasil para você que quer aumentar significativamente sua habilidade de conquista e relacionamentos com o sexo oposto, seja você homem ou mulher, e quer que isso aconteça sendo assessorado por um especialista.

Para homens
Nossos instrutores são treinados para te colocar em contato real com mulheres em shoppings, bares e boates, ensinar-lhe nosso método de maneira fácil, corrigir seus erros e te dar demonstrações ao vivo das técnicas ensinadas.

O Workshop contém de 2 a 3 treinamentos em baladas de 4 a 5 horas cada e 2 seminário de 4 horas cada. A US Lifestyle ministra regularmente Workshops em todo Brasil e Europa. Por isso, fique atento à nossa agenda, logo poderemos estar em sua cidade.

Para mulheres
Pela primeira vez, dois homens e uma mulher, especialistas em sedução e relacionamentos, revelam todos os segredos de como conquistar o coração de um homem.

Você não apenas será capaz de fazer o homem de seus sonhos se apaixonar por você, mas como manter um relacionamento duradouro com ele.

Você também saberá identificar o seu estilo mais eficaz de sedução, a evitar os comportamentos anti-sedutores, a conhecer os tipos de homens e qual melhor abordagem para cada um.

Há também vivências e dinâmicas interativas para praticar cada etapa.

Locais: Rio de Janeiro e em São Paulo

Para saber mais, entre em contato com giacomo.girolamo@gmail.com
http://www.universidadedaseducao.com/http://universidadedaseducao.blogspot.com/

Participe da Comunidade Brasileira de Natural Game