terça-feira, 26 de março de 2013

Como ter uma autoestima invencível sem me tornar arrogante?



Um assunto que nunca abordamos foi o cuidado para não transformar a auto-estima adquirida de um sedutor em arrogância e/ou machismo. Escrevi este post a pedido do amigo Johny Vice.

Se você realmente se aceita, se ama a você inteiramente, por que diabos ia querer ficar se vangloriando diante dos outros por algumas de suas partes bacanas, tentando compensar com isso suas outras partes menos valorizadas por você e pelos outros?

Na verdade, se você se ama e se aceita, você não está buscando aprovação, amor, aceitação de outras pessoas, nem se comparando com alguém para se sentir melhor ou pior. Você está consciente de que é singular, está bem com você, com suas partes, cada uma delas, você sabe que tem um lado bacana, altruísta, e também um lado egoísta.

Você sabe que tem um santo em você, e também um diabo. Você sabe que tem luz e sombras em você, tem um idólatra, um assassino, um pervertido, um bandido, assim como um cara generoso, paciente, cheio de boas intenções.

Você tem os dois lados, você pode dizer que é os dois, mas eu diria que você não é nenhum dos dois... é algo além, essencialmente... mas isso é outra história, para outro papo. O que sei é que você faria bem em não se apegar a nenhum desses seus lados, mas aceitar que tem os dois, e que vai ter que conviver com ambos pelo resto da vida, gostando ou não.

 Então, se você não pode se livrar de você, é melhor parar de reclamar e ser seu melhor amigo, certo?


E compreender que buscar esse amor fora de você é correr atrás do próprio rabo. Ter várias mulheres não vai tapar esse buraco, ter rios de dinheiro também não. Nem os elogios de amigos pode suprir essa falta. Isso apenas lança luz sobre algumas partes, e esconde as outras que você ainda não aceitou. A decisão de se amar e se aceitar com cada uma de suas partes parte de você. Isso de se amar com todas as partes poderia ser expresso como você sendo o pai ou mãe de vários filhos. Alguns são muito bonitos, valorizados pelos coleguinhas do colégio pela inteligência, força, esperteza, astúcia, beleza... e outros são desajeitados, tímidos, até meio idiotas, dispersivos, distraídos, problemáticos, lentos, confusos, talvez repulsivos, chatos.

Todos sãos seus filhos, todos são partes suas. O que fazer? Mostrar para o mundo apenas os “bonitinhos” e esconder os “patinhos feios”? O que você acharia de pais que fizessem isso com seus filhos? Primeiro você tem que aceitar seus filhos – todas as suas partes – incondicionalmente, como são.

Não ter favoritos, não proteger um e acobertar o outro, mas cuidar de todos, aceitar a todos, ser um pai amoroso e firme de cada um deles. Você não deveria ter favoritos, você deve dar amor incondicional a cada um de seus filhos igualmente– as suas partes: o estudioso, o concentrado, o distraído, o altruísta, o egoísta, o covarde, o corajoso – todos seus filhos. Ser imparcial, ser justo e amoroso com todos.

Por outro lado, nessa imagem do pai e mãe de todas as suas partes, você faria um terrível desserviço a seus filhos se não os educasse, não lhes desse limites, não os disciplinasse. Porque crianças sem disciplina, educação e controle se tornam extremamente insuportáveis e anti-sociais, e deixar suas partes à deriva seria como deixar um jardim sem cuidado, crescendo ao deus-dará, deixando crescer ervas daninhas e coisas assim. Então, se amar de verdade envolve um compromisso de se conhecer e se trabalhar sempre. Então, você sabe que tem um lado fútil, e soberbo, e malvado, e egoísta, e isso faz parte de você, mas aceitar que tem esse lado e que precisa conviver com ele não é tudo.
 

Trata-se de socializar esse lado "negro da força", dar-lhe limites, dizer que está bem de ele ser assim, mas que tem situações em que ele precisa segurar a onda, para não colocar em risco sua vida, seu emprego, seus relacionamentos, e assim por diante.

 E por outro lado, saber que tem outros lados mais valorizados socialmente, como o seu lado esperto, bonachão, generoso, inteligente, competente, e muitos outros, e que isso é maravilhoso, mas que são apenas partes suas, não são tudo o que você é...

Assim, você não cai na armadilha do autoengano de achar que é perfeito e maravilhoso, só para compensar os outros lados de que não gosta. Mas que está bem se orgulhar dos seus filhos quando mandam bem. De se dizer a si mesmo: parabéns, cara, você mandou bem!

Então, com toda essa história de amar e aceitar cada parte sua, trata-se de integrar estas partes, para que consiga chegar a algum lugar na vida para atingir seus objetivos no trabalho, nos relacionamentos, sabendo que para ser feliz e conviver socialmente precisará fazer com que suas partes, todas diferentes e às vezes em conflito, cheguem a um acordo para trabalhar em equipe e viver em sociedade.

Imagine-se como um gerente que herdou uma equipe de empregados que você não pode mandar bem embora, e que depende deles para atingir seus resultados e ser o melhor gerente possível na empresa. E que dentre esses empregados tem o preguiçoso, o trapaceiro, o trabalhador, o estudioso, o altruísta, o egoísta. Bem-vindo à sua empresa: VOCÊ. É seu papel gerenciar suas partes para que façam o trabalho:
conquistar a melhor vida possível para você e os que estão a seu redor. Trata-se, enfim, de assumir o compromisso diário de se esculpir, de se trabalhar, e a cada uma dessas partes, para ter motivos para se amar e se aceitar cada vez mais, sem ter a ilusão de que vai ter apenas as “partes boas” e que irá eliminar as ruins. Mas que pode fazer com que as boas sejam cada vez melhores e as ruins, menos piores, ou pelo menos, saber tirar bom proveito de um mal negócio.

 E como esse trabalho sobre si é para a vida toda, você faria bem em mirar sempre no lado cheio do copo, porque sempre haverá, até morrer, um lado cheio e um lado vazio. Você sempre terá algo para desenvolver, algo para se superar, algo para conquistar. Não seja o pessimista que reclama do que não tem. Você nunca terá tudo. Sempre haverá algo que não fez, que não conquistou, que não aprendeu.

Somos seres incompletos. É melhor ser o otimista que se alegra e comemora o lado cheio do copo, que celebra tudo o que já conquistou, tudo o que já aprendeu. Consciente de que é uma jornada que não tem fim. Por fim, isso significa um trabalho sério de autoconhecimento. De conhecer e aceitar e amar todas as suas partes. 
 

 Para isso, observando cada uma delas sem se apegar, sem ser excessivamente crítico consigo mesmo, como um amigo paciente e persistente de si mesmo, que aprende com os próprios erros e se apóia. E um trabalho de fazer um autoexame constante de suas forças, de seus talentos, de suas virtudes, de seus traços de personalidade, de seus valores, de suas experiências, e de se perguntar: o que tenho de positivo e como posso tornar isso ainda mais positivo, para mim e para o mundo ao meu redor?

 Quem aceita esse desafio não tem motivo nem tempo para ser machista ou arrogante. É um aprendiz otimista e humilde, um escultor de si, encantado com o seu potencial e dos outros, celebrando tornar tudo o que pode ser e de poder ver também o melhor nos outros.

5 comentários:

Anônimo disse...

Opa! Ótimo texto, gostei da visão quanto ao assunto. Já tinha uma perspectiva boa quanto ao assunto, e esse texto só fez ajudar mais ainda.

Tava com saudades dos textos daqui! Aconteceu alguma coisa? Existe outro blog agora?

Anônimo disse...

Muito bom, foi ótimo vc ter falado disso, pq isso é necessário para se atingir a paz, praticar o amor/bondade gera esses frutos que vc citou, deu exemplos, contou historias, muito bom..

Só pra acrescentar um pouco mais, digo que para vc transformar isso tudo em realidade, pratique meditação, conheça vc mesmo, viva em paz, aja caridosamente, seja bondoso, positivo, viva sem ARREPENDIMENTOS, solte suas fraquezas e tbm não se apegue demais em suas qualidades, é como tomar um copo de água, vc toma a água, mais não precisa ficar segurando o copo, use e depois largue, essa é a palavra certa, LARGUE,SENTIU UM SENTIMENTO RUIM OU BOM, NAO FIQUEI APEGADO A ELE, SOLTEI-O, APRENDA A LARGAR. Entenda que vc se sente feliz, a felicidade vai acabando até que ela acaba assim que ela morre nasce a tristeza, angustia, dor, assim que isso tudo vai acabando nasce a felicidade, satisfação, alegria, e isso fica se repetindo, é um ciclo, vá pelo caminho do meio, viva a paz, se vc para pra senti-la, verá que ela não é a felicidade, e tão longe é a dor, ela é a PAZ E NADA MAIS.

E faça-as por plena paz e satisfação, não por algo em troca, não por uma mente limpa e positiva, seja desapegado, pratique amor/bondade com os outros e com vc.

Dionisio, gosto de como vc escreve, sou o que sou hj por causa do C.A e de seus artigos lá, que foi assim que comecei a meditar e a evoluir nao só na pegação mais principalmente como homem, vlw..

Grinder disse...

Há tempos que esperava por mais textos do Dionísio.
Muito material de qualidade que podem ser testados facilmente.

Alguém sabe dizer o que aconteceu com o Clube Alpha? Acabou? Eu era user lá, o fórum ficou em manutenção e depois simplesmente ficou off.



leozera disse...

Muito Bom.

Rodrigo disse...

cara, tava olhando teu blog.. mto bom! eu tava tentando entender a parte do RAP do Gun, só não tinha mta certeza de por onde começar.. tm um tempinho ai pra da uma explicada??? pretendo ficar vindo por aqui pra ler uns outros posts, tm mto material bom por aqui.. vlw

Integral Life Coaching

Coaching em desenvolvimento pessoal, carisma e sedução natural


- Desenvolva suas habilidades sociais, carisma e sedução

- Fortaleça sua autoestima e autoconfiança

- Supere a timidez e outros bloqueios sociais e de relacionamentos

- Torne-se líder em seus relacionamentos e trabalho

- Gerencie melhor sua vida em todos os aspectos: carreira, personalidade, relacionamentos, no seu eu físico, espiritual, mental e emocional


Coaching com psicólogo especialista em Dinâmica de Grupos, Master em Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta ericksoniano


Pré-coaching a distância (sessões por e-mail e skype)

Sessões presenciais de coaching usando técnicas avançadas de Psicologia, PNL e Hipnose

Treino presencial "em campo" de novos comportamentos e habilidades sociais e de sedução

Pós-coaching - a distância (por e-mail e skype)


Comece seu LIFE COACHING agora. giacomo.girolamo@gmail.com

skype: giacomodioniso


WORKSHOP DE SEDUÇÃO PARA HOMENS E MULHERES

Workshop - Grupos de 4 pessoas ou one-to-one (seduction personal trainer)

Um Workshop da US Lifestyle é a melhor consultoria disponível no Brasil para você que quer aumentar significativamente sua habilidade de conquista e relacionamentos com o sexo oposto, seja você homem ou mulher, e quer que isso aconteça sendo assessorado por um especialista.

Para homens
Nossos instrutores são treinados para te colocar em contato real com mulheres em shoppings, bares e boates, ensinar-lhe nosso método de maneira fácil, corrigir seus erros e te dar demonstrações ao vivo das técnicas ensinadas.

O Workshop contém de 2 a 3 treinamentos em baladas de 4 a 5 horas cada e 2 seminário de 4 horas cada. A US Lifestyle ministra regularmente Workshops em todo Brasil e Europa. Por isso, fique atento à nossa agenda, logo poderemos estar em sua cidade.

Para mulheres
Pela primeira vez, dois homens e uma mulher, especialistas em sedução e relacionamentos, revelam todos os segredos de como conquistar o coração de um homem.

Você não apenas será capaz de fazer o homem de seus sonhos se apaixonar por você, mas como manter um relacionamento duradouro com ele.

Você também saberá identificar o seu estilo mais eficaz de sedução, a evitar os comportamentos anti-sedutores, a conhecer os tipos de homens e qual melhor abordagem para cada um.

Há também vivências e dinâmicas interativas para praticar cada etapa.

Locais: Rio de Janeiro e em São Paulo

Para saber mais, entre em contato com giacomo.girolamo@gmail.com
http://www.universidadedaseducao.com/http://universidadedaseducao.blogspot.com/

Participe da Comunidade Brasileira de Natural Game